A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) realizou na manhã de hoje (28), na cidade de Goiana, o Seminário Goiana e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável, que apresentou os resultados da análise participativa da realidade socioambiental do município, levantados através de pesquisas concretizadas nos anos de 2011 e 2012 em parceria com o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE.
O prefeito da cidade, Fred Gadelha, prestigiou o evento. Segundo ele este é um momento ímpar para Goiana. “A partir deste projeto poderemos dar passos importantíssimos para construir a cidade que queremos” disse. Com relação à instalação da fábrica da FIAT no município ele adiantou as formas de trabalho que serão adotadas pelo poder público em parceria com a montadora. “Caminharemos juntos para proporcionar um governo de evolução e desenvolvimento, aliado à sustentabilidade e responsabilidade econômica e ambiental” explicou.
O presidente da Hemobrás, Rômulo Maciel Filho, destacou a concretização da implantação da indústria no município e levantou as dificuldades que surgiram ao longo das negociações. “Temos uma missão árdua que muitos não acreditavam que fosse possível. Hoje posso dizer que o projeto aqui é irreversível e tentaremos realizá-lo com comprometimento às novas gerações e com respeito à história dessa região” pontuou.
Compuseram a mesa ao lado de Fred e do presidente da Hemobrás, o diretor do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE, Sinval Brandão, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Danila Varela, e o diretor regional da Condepe/Fidem, Luciano Pinto. Participaram ainda das apresentações a economista e professora da UFPE, Tânia Bacelar, a consultora da TGI, Cármen Cardoso, e o assessor da presidência do BNDES, Francisco Oliveira.