Helen Stephens, 50, moradora de West Midlands, sofre de uma condição debilitante.
Ela sofre há 14 anos e segue incapaz de realizar diversas tarefas, permanecendo boa parte do tempo deitada.
Sua condição – ela descreve como algo quente e doloroso colocado sob a pele – se agravou nos últimos meses e ela teme que seus espasmos musculares aumentem de intensidade, o que poderia matá-la.
Ela sente fortes dores no peito quando está em crise e isso a deixa preocupada, porque pode ocorrer uma contração torácica tão forte que a faça parar de respirar ou provocar um ataque cardíaco. Ela foi tema de um documentário exibido pelo Canal 5 de Londres, em que teve sua triste jornada exibida em busca de um diagnóstico definitivo.
Infelizmente os médicos não entendem o que acontece com ela e não sabem de qual doença se trata. Enquanto isso, Stephens sofre diariamente com as contrações musculares e vive sem nenhum tipo de tratamento.
Durante muitos anos, os médicos acreditavam que ela sofria de uma síndrome extremamente rara chamada Stiff Person, mas os testes nunca confirmaram o palpite.
Mas, recentemente, um teste mais sensível e apurado, encontrou vestígios de alguns anticorpos que podem fornecer evidências sobre sua condição. No documentário exibido pela TV, ela ficou 8 dias no Queen Elizabeth Hospital em busca de um diagnóstico.
A doença misteriosa pode provocar contrações musculares por alguns minutos ou até uma hora, podendo ocorrer a qualquer momento sem nenhum motivo aparente.