O
portfólio é um dossiê que reúne demonstrações das atividades que o profissional exerceu ao longo de sua
carreira. Para alguns profissionais, montar o portfólio é ainda mais importante
– como para os que atuam na área de eventos, Publicidade, profissionais da
área de Comunicação, projetos de Arquitetura e Engenharia e consultores de
um modo geral.
POR QUE FAZER?
POR QUE FAZER?
Ele ajuda a
diferenciá-lo dos outros candidatos. Poucos são os profissionais que se propõem
a elaborar esse catálogo e, conseqüentemente, aqueles que o fazem causam uma
melhor impressão e conseguem obter vantagem competitiva.
O QUE COLOCAR?
O QUE COLOCAR?
É interessante
incluir fotografias de projetos em que participou gráficos de desempenho,
organogramas, cartas de recomendações, anúncios, catálogos de produtos e outros
recursos que em sua opinião podem ajudá-lo.
COMO FAZER?
COMO FAZER?
É importante que o
profissional seja bastante caprichoso, começando pela seleção da melhor
encadernação ou capa que puder encontrar. Dê preferência às capas de couro e
coloque os documentos em envelopes plásticos. Utilize os mais encorpados que
encontrar, evitando os muito finos.
EVITE ERROS!
EVITE ERROS!
Os piores erros que
um profissional pode cometer em um portfólio são: inserir artigos pessoais -
foto com familiares, textos de blogs não relacionados com sua área de atuação,
página do Orkut, etc. Este deve ser um espaço para divulgação dos trabalhos
realizados pelo profissional, as informações pessoais devem ser colocadas
apenas quando for questionado pelo selecionador.
QUANDO APRESENTAR?
Ele deve ser levado
na entrevista de emprego para auxiliar o profissional no momento de detalhar
projetos realizados e contribuições às empresas. Fornecer exemplos visualmente
facilita o entendimento e deixa mais atraente qualquer explicação. Pode ser
apresentado enquanto o profissional estiver falando de sua carreira, para
ilustrar os resultados alcançados nos trabalhos que realizou. Caso a entrevista
seja breve e não proporcione tempo hábil para divulgação dos dados do
portfólio, é interessante que o profissional o entregue ao selecionador em um CD , para que o
selecionador possa analisar seu conteúdo em outro momento.
