Um dos acusados de assassinar Frei Luciano, em 28 de agosto de 2003, em Goiana, Zona da Mata de Pernambuco, foi considerado culpado pelo júri. Acusado do crime, Walter Maciel Correia, 47 anos, foi condenado a quase 21 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado. Ele vai recorrer da decisão em liberdade. Outro acusado, de 46 anos, foi inocentado. O julgamento durou dois dias e terminou na noite de quinta-feira (24), no Fórum Rodolfo Aureliano, Centro do Recife.
Frei Luciano foi encontrado morto e sem roupa do lado de fora do Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Goiana. Na época, a perícia apontou que a vítima teria sido jogada de uma altura de cinco metros e bateu a cabeça em um tijolo. Os dois homens foram presos em 2005 suspeitos de roubar R$ 10 mil da igreja e jogar a vítima da sacada, além de tentar esconder o corpo.
Walter e o outro acusado tiveram a prisão preventiva decretada e chegaram a cumprir 17 dias de prisão por conta do crime, o que foi descontado da pena de Walter. A prisão foi revogada em seguida. De acordo com o promotor de justiça Fernando Cavalcanti Mattos, o Ministério Público não vai recorrer da decisão que inocentou um dos acusados. "Entendi que a decisão foi coerente, não havia provas veementes contra ele. Vamos aguardar apenas o recurso de defesa do Walter, mas em relação ao outro, o MP não vai recorrer", alegou.
Os advogados de Walter entraram com um recurso no Tribunal de Justiça de Pernambuco, alegando que não havia provas suficientes para a condenação. A data para apresentação da defesa oral ainda não foi definida.
veja vídeo da globo: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/10/homem-acusado-de-matar-frei-e-condenado-21-anos-em-pe.html
Fonte: G1
