Depois de participar de uma cerimônia reservada nesta última quarta (21), o Viaggio Hatch finalmente deu as caras de forma oficial, mas com uma surpresa: o modelo que foi revelado há poucas horas no Salão de Guangzhou vai ser chamar Fiat Ottimo.
Desta vez, a Fiat optou por aplicar um visual externo ligeiramente distinto do sedã Viaggio. Visto de frente, o Ottimo possui grade menor e para-choque mais agressivo. Internamente, o visual segue o padrão do Viaggio sedã, embora a qualidade dos plásticos pareça um pouco inferior.
Ele será equipado com o motor 1.4 Turbo em versões de 121 ou 152 cv de potência com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem (DCT).
Tanto o sedã como o hatch são produzidos na China pela joint-venture Guangzhou-Fiat, que por sua vez, trabalha em uma versão cross/wagon para o Viaggio, que deve chegar ao mercado chinês ainda em 2014.
O carro, já confirmado para as lojas chinesas, nada mais é que o sucessor do Bravo. O compacto deverá ser produzido na fábrica que a marca está erguendo em Goiana, com inauguração prevista para 2015.
Por aqui, o hatchback poderá adotar outra identidade. Rumores dão conta que a Fiat poderá resgatar o nome Tempra. Um nome de peso como este faz sentido dentro da estratégia da marca. Com o Ottimo, a montadora quer se impor no segmento de hatches médios, que poucos momentos de brilho rendeu para a montadora no país.
O Tipo italiano começou bem nos anos 1990, mas uma onda de incêndios espontâneos literalmente queimou sua imagem. O sucessor Brava é uma raridade nas ruas. O Stilo foi o mais bem sucedido até hoje, mas longe de repetir o sucesso que os hatches compactos alcançaram. Já o Bravo tem uma média de cerca de 790 unidades mensais, atrás do Ford Focus, Volkswagen Golf e até do Peugeot 308.
Junto ao hatch, a marca lançará o sedã Viaggio, que também já roda na China e deverá ser produzido em Pernambuco, de acordo com fontes ligadas à marca. O modelo substiuirá o Linea. Assim como o Bravo, o três volumes não é referência de boa venda.
Claramente inspirado no Dodge Dart, o Ottimo recebe no mercado chinês um motor 1.4 turbo de 152 cv de potência. O câmbio é manual de cinco marchas.
Fonte: CarNewsChina