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Pernambuco possui maior registro de reclamações, diz o diretor-presidente da ANS, André Longo |
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (27) aumento de 5,5% no número de reclamações sobre planos de saúde apenas no Estado de Pernambuco em 2013. A principal queixa está relacionada à cobertura, com mais de 8 mil solicitações no ano passado. Somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, o mesmo quesito já alcançou a faixa de 716 denúncias. Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa com o diretor-presidente da ANS, André Longo.
Uma das novidades para o consumidor é que houve mudanças no prazo de resposta do sistema de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Através dele, o cliente que faz uma reclamação na ANS e poderá acompanhar o andamento do seu pedido através do site www.ans.gov.br. A operadora será notificada e terá o prazo de até cinco dias para dar uma resposta em demandas relacionadas à assistência médica. Outros casos não assistenciais podem levar dez dias para serem respondidos.
De acordo com Longo, Pernambuco é o estado com maior registro de reclamações. "No Brasil, o número ultrapassou 102 mil em 2013. Mais de 70% das notificações são relacionadas à cobertura. Nós temos 1,5 milhão de pessoas com plano de saúde em Pernambuco", explicou. Sobre os índices de reajuste das operadoras, Longo explica que os dados serão divulgados posteriormente, pois essa informação ainda não foi definida.
Nos últimos anos, cinco operadoras foram retiradas do mercado devido a graves irregularidades. A Ideal Saúde, Vip Saúde, Real Saúde, Unimed Guararapes e Recife Meridional não cumpriam com exigências básicas de atendimento.
CAMED - A ANS não autorizou a transferência dos clientes do plano Camed Vida para a Unimed Fortaleza. De acordo com Longo, a decisão foi tomada após análise técnica.
A ANS orienta pacientes que se sentirem lesados a denunciar irregularidades por meios dos canais do órgão: por telefone, no número 0800.701.9656 e pelo sitewww.ans.gov.br, ou presencialmente em um posto de atendimento.
Fonte: NE 10