A reforma atingirá conjunto arquitetônico e acervo artístico. Obra é orçada em R$3,65 mi.
A Diocese de Nazaré da Mata, através da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, realizou, na segunda-feira (18), a partir das 20 horas, no Cine Teatro Polytheama, uma exposição pública do projeto para o restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos.
O convite, elaborado pela Comissão de Restauro da Igreja da Conceição, foi distribuído para a sociedade civil organizada e o setor empresarial de Goiana.
A Comissão de Restauro é composta por: Padre Artur Alexandre (coordenador executivo), Sandra de Deus (coordenadora do projeto) e Carlos Ishigami (arquiteto e urbanista).
“A Igreja da Conceição se trata de um bem de grande importância no conjunto patrimonial artístico, cultural e religioso de Goiana. Necessitamos urgentemente de sugestões e da contribuição financeira da sociedade civil organizada para a conclusão do projeto”, ressaltou o pároco de Goiana, Pe. Artur.
De acordo com a historiadora e coordenadora do projeto, Sandra de Deus, “a obra completa de restauração do conjunto arquitetônico e do acervo artístico da Igreja tem um valor total de R$ 3.065.842,72 , os quais serão captados através de conta em banco para depósito e através da Lei Rouanet, do Governo Federal. Esta lei permite a captação de recursos financeiros junto a grandes empresas”.
O prefeito de Goiana Fred Gadelha esteve presente ao evento juntamente com equipe de secretários e assessores.
Sobre a igreja
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos está situada na rua homônima, no Centro de Goiana. O templo foi construído no final do século XIX. Em 25 de outubro de 1938, a igreja teve seu tombamento divulgado no livro das Belas Artes do Brasil.
Fonte: Secom