Sergio Castro/Estadão
Jeep Renegade em apresentação no Salão do Automóvel
O Jeep Renegade é o modelo mais importante do Salão do Automóvel. O
utilitário-esportivo foi eleito por 17 dos 22 profissionais de
comunicação consultados, dos quais 14 são integrantes da equipe do
Estadão que atuou na cobertura do evento e oito representam outros
conceituados veículos do País.
Segundo os “jurados”, as principais razões para a vitória do
Renegade, que será fabricado em Goiana (PE) e deve ser lançado no País
no primeiro trimestre de 2015, são o fato de o utilitário prometer preço
competitivo (cerca de R$ 65 mil) e ter real aptidão para uso no fora de
estrada, além de versões com motor a diesel e tração 4x4.
São grandes vantagens ante os rivais do segmento inaugurado e
liderado pelo Ford EcoSport. Apesar do visual, esses modelos são
baseados em carros de passeio e mais adequados para rodar em vias com
piso bom.
“Todo mundo quer ser jipinho, e o Renegade é um Jeep que ‘caberá no
bolso’ da maioria. O motor a diesel é o sonho de consumo de muitos”, diz
o editor do Jornal do Carro, Tião Oliveira. “O visual é genuinamente
jipeiro”, aponta o repórter do Carro Etc (O Globo) Fernando Miragaya.
“Ele tem atributos para se tornar uma das novas referências entre os
utilitários-esportivos, segmento que mais cresce no Brasil e no mundo”,
afirma o editor executivo da Car and Driver, Lucas Litvay.
Esses fatores, bem como o bom acabamento e a ampla lista de
equipamentos do Jeep, foram apontados também por Mário Venditti (revista
Carro), Carina Mazarotto (produtora Bufalos), Milene Rios (programa
Autoesporte) e os repórteres do JC Igor Macário, José Leme e Thiago
Lasco.
Outro destaque é a relevância do Renegade para a história da Fiat e
da indústria brasileira. “O carro chega em um momento importante para o
Nordeste e vai impulsionar a região”, diz o editor do Veículos (A
Tarde), Roberto Nunes. “O Renegade marca uma mudança de posição da Fiat
no Brasil”, ressalta Cleide Silva, repórter de Economia & Negócios
(Estadão). “Ele é o primeiro produto que sinaliza uma nova fase da
indústria no País”, diz o editor da Quatro Rodas, Paulo Campo Grande.
O novo modelo é fruto da FCA, empresa formada a partir da união dos
grupos Fiat e Chrysler, do qual a Jeep faz parte. Esses aspectos foram
ressaltados também por Diego Ortiz, Karina Craveiro e Rafaela Borges, do
JC, entre outros.
Segmento em evidência. A categoria do Renegade é o destaque do Salão.
Também estão na feira o Chery Tiggo renovado, o Peugeot 2008 e o Honda
HR-V, todos confirmados para 2015.
O HR-V foi o segundo na enquete, com votos de Thais Villaça, do JC, e
Marcus Gasques, diretor de redação da revista Autoesporte. O Porsche
918 Spyder foi a escolha de Heverton Nascimento (JC). Nosso
cinegrafista, Henrique Pinheiro, votou no BMW i8 e o fotógrafo Werther
Santana, no Audi TT.
DETALHES
Uma das partes que mais chama atenção no Renegade, e foi citada por
vários dos profissionais consultados, é a riqueza de detalhes no
acabamento do jipinho. A Jeep espalhou vários "lembretes" pelo carro que
remetem à história da marca. As sete barras, característica registrada
da Jeep, está nos faróis, lanternas e em peças como as saídas de som no
interior e porta objetos. O formato da grade dianteira também está em
porta-copos e na moldura do sistema de som, que ainda traz a inscrição
"Since 1941".
Lâmpada do farol tem referência às sete barras da Jeep. Foto: Diego Ortiz/Estadão
Lanterna traseira também tem as sete barras tradicionais. Foto: Diego Ortiz/Estadão
Moldura do sistema de entretenimento remete à formato clássico de grade frontal. Foto: Diego Ortiz/Estadão
Porta-copos central do Renegade. Foto: Diego Ortiz/Estadão

Saída de som da porta traz menção à ícones da Jeep. Foto: Diego Ortiz/Estadão
Os 22 "jurados"
Carina Mazarotto Editora de conteúdo, Bufalos
Cleide Silva Repórter, Economia & Negócios, O Estado de S. Paulo
Diego Ortiz Editor assistente, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Fernando Miragaya Repórter, Carro Etc, O Globo
Henrique Pinheiro Cinegrafista e editor de imagens, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Heverton Nascimento Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Igor Macário Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
José Antonio Leme Repórter, Jornal do Carro,O Estado de S. Paulo
Karina Craveiro Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Lucas Litvay Editor executivo, Car and Driver
Márcio Fernandes Fotógrafo, O Estado de S. Paulo
Marcus Vinicius Gasques Diretor de redação, revista Autoesporte
Mário Sérgio Venditti Diretor de redação, Carro
Milene Rios Produtora, programa Autoesporte, Rede Globo
Paulo Campo Grande Editor, Quatro Rodas
Rafaela Borges Editora assistente, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Roberto Nunes Editor, Veículos, A Tarde
Rodrigo Samy Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Thais Villaça Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Thiago Lasco Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Tião Oliveira Editor, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo
Werther Santana Fotógrafo, O Estado de S. Paulo