Missa de corpo presente do criador dos personagens Chaves e Chapolin será às 10h deste domingo, e será transmitida pelo canal SBT
![]() |
Roberto Bolaños caracterizado como Chaves,
personagem que chegou à TV em 1971
|
Enquanto os milhares de fãs brasileiros do ator mexicano Roberto Bolaños só podem se despedir do ator pela internet, outros milhares de mexicanos poderão se despedir do criador dos célebres personagens Chaves e Chapolin em um velório que será realizado no Estádio Azteca, na Cidade do México, às 10h (11h no horário de Brasília) da manhã deste domingo (30).
Será o segundo velório de Bolaños, que faleceu na última sexta (28) aos 85 anos em decorrência de uma parada cardíaca. O primeiro será na sede da Televisa, onde Bolaños trabalhava, neste sábado (29), numa cerimônia privada.
Já a cerimônia no Estádio Azteca será uma missa de corpo presente, aberta ao público. O Azteca é um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 104 mil pessoas, tendo sido sede das Copas do Mundo de 1970 e 1986. O evento será transmitido pelo canal brasileiro SBT, que transmitia as séries de Chaves e Chapolin.
HISTÓRICO - Roberto Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Começou a carreira como redator publicitário e nos anos 1950 passou a escrever roteiros para programas de comédia e cinema. Sua estreia como ator foi em 1960, no filme "Dos Criados Malcriados".
Ganhou o apelido Chesperito do diretor Agustín Delgado, primeiro a rodar um roteiro escrito por ele. O cineasta considerava Bolaños "um pequeno Shakespeare", que fazia historias semelhantes às do escritor inglês. Em 1968, passou a escrever o programa "Los Supergenios de La Mesa Cuadrada", onde estreou como ator na televisão.
![]() |
Estádio tem capacidade para 104 mil pessoas,
e foi sede das Copas do Mundo de 1970 e 1986
|
Em 1970, ganhou um programa próprio, batizado com seu apelido. No mesmo ano, o personagem Chapolin Colorado estreou na atração. No ano seguinte, "Chaves" foi ao ar pela primeira vez. Após o fim de "Chesperito", em 1973, Chaves e Chapolin ganharam programas independentes, que duraram até 1979. "Chesperito" voltou a ser exibido em 1980, mantendo-se na grade por 15 anos.
Em 20 de agosto de 1984, o SBT passou a exibir "Chapolin" e, quatro dias depois, "Chaves". Este último passou a ser uma espécie de "levanta audiência" na emissora de Silvio Santos. A série foi retirada da programação algumas vezes, mas hoje é exibida de segunda a sexta-feira. No mês dos 30 anos de estreia nas TVs brasileiras, o comediante agradece em seu Twitter à emissora e "sobretudo, muito obrigado ao brasileiros. Amo vocês. Chesperito"
Bolaños foi casado com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos, entre 1958 e 1977, ano em que assumiu o relacionamento com a atriz e escritora Florinda Meza, a dona Florinda de "Chaves". Eles oficializaram a união em 2004. Há alguns anos, eles viviam em Cancún, em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté. O local fica livre do assédio da imprensa mexicana.
Fonte: Folha PE