O grupo Curumim em parceria com a Secretaria de Educação de Goiana, promove nesta quarta (14), um seminário Saúde Reprodutiva, Gravidez e a Epidemia do vírus Zika na vida das mulheres, na adolescência e na juventude.
O evento ocorre nesta quarta-feira (14), na Escola Marie Armelle Falguiéres, no horário das 8h às 12h.
O objetivo do encontro é conscientizar estudantes e profissionais da rede municipal de educação, de saúde e de assistência social de Goiana a respeito da epidemia do vírus no Estado e no País. Na ação, será montado um espaço de diálogo entre profissionais e adolescentes a partir da prevenção contra a infecção do vírus, cujas proporções ainda não estão claras no âmbito da medicina.
O Grupo Curumim atua na vanguarda pelo combate ao Zika.
Parcerias
Em parceria com o grupo, estão o International Women's Health Coalition (IWHC) e o IPPF (International Planned Parenthood Federation). Também participa do evento representante do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNFPA –ONU).
Dados no Estado
De acordo com o último boletim das arboviroses, balanço semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, já houve 10.912 casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika, sendo 148 confirmados e 433 descartados, entre 1º de agosto de 2015 e 3 de setembro de 2016. Ainda conforme a SES, há 53 municípios pernambucanos com risco de surto e 91 em situação de alerta, segundo o Índice de Infestação Predial do 4o ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). Do total de municípios, apenas 37 são considerados em “situação satisfatória”.
Sobre o Grupo Curumim
O Grupo Curumim, fundado em 1989, constitui-se como entidade civil feminista e antirracista, sem fins lucrativos ou econômicos, de âmbito nacional. O Macro Objetivo da organização é o fortalecimento da cidadania das mulheres, em todas as fases de sua vida, através da promoção dos Direitos Humanos; da saúde integral; dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, sob a perspectiva da igualdade étnico-racial e de gênero, da justiça social e da democracia.
O grupo é organizado na sociedade civil e possui parcerias nacionais e internacionais. Entre os projetos realizados por ele, está o “Projeto Adolescências e Juventudes: Autonomia, Cuidados e Direitos”, que busca promover formação técnica e política dirigida a profissionais de saúde, educação, assistência social dos conselhos, no município de Goiana e dirigida a profissionais de Saúde do Recife, em Parceria com as Organizações: Gestos e Coletivo Mangueiras. IPPF. ( 2015/2016)
O seminário esta inserido neste projeto. A ação educativa e de formação em Goiana ocorre desde 2014. Em 2016, através do seminário, será iniciada mais uma fase do projeto, que terá uma abordagem mais próxima ao público adolescente e jovem. Este seminário tem contado com a parceria da Secretaria de Educação.
Serviço
Seminário: “Saúde Reprodutiva, Gravidez e a Epidemia do vírus Zika na vida das mulheres, na adolescência e na juventude”.
Local: EMAF - Escola Marie Armelle Falguiéres, ao lado da Secretaria de Educação, Goiana-PE.
Data: 14/09/2016, das 8h às 12h
Entrada: livre
Fonte: Assessoria
Tags
Pagina Ínicial