Outro que também saiu de ar, para desespero de bilhões de usuários, foi o WhatsApp, que vem tendo seu funcionamento restaurado gradualmente. Na versão mobile do mensageiro já é possível enviar e receber mensagens, assim como na versão Web. No Twitter, a conta oficial do Facebook pediu desculpas as empresas e usuários prejudicados com a queda e informou a retomada das atividades
“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por aguentar conosco”, disse a publicação.
Por volta das 11h30 da manhã começaram as primeiras instabilidades das redes sociais pertencentes ao Facebook. Especula-se que uma falha no DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios), que associa o nome dos sites aos endereços de IP, foi o que causou a derrubada em massa dos serviços, assim como uma falha de configuração do BGP (Border Gateway Protocol), protocolo fundamental para levar o usuário até o site desejado.
Fonte: Folha PE