Os eleitores têm até está segunda-feira (31) para fazer o cadastramento biométrico em Pernambuco. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o prazo não será estendido, e os eleitores que não comparecerem terão o titulo cancelado. Foram convocados 2.230.777 eleitores em 35 cidades do Estado - até as 14h desta sexta (28), haviam atendido ao chamado 1.890.565, o que representa 90,45% do total. Para agendar um horário, clique aqui.
A coordenadora da biometria no Estado, Raquel Salazar, explicou que não serão realizados mutirões, mas as pessoas podem aproveitar o fim de semana para comparecer aos postos de atendimento da capital pernambucana. "Na sede do TRE na Rui Barbosa vamos distribuir 1500 fichas para os eleitores efetuarem o cadastro. O Forte das Cinco Pontas, Shopping RioMar, Expresso Cidadão também são locais que vão receber os eleitores neste sábado (29)."
Na segunda-feira (31), último dia da campanha, Raquel lembra que quem não conseguir realizar a biometria vai ficar com irregularidade na Justiça Eleitoral. "O prazo final em todo o Brasil termina nesta segunda e quem não efetuar a biometria terá o titulo cancelado. Quem ficar nesta situação terá até o dia 7 de maio para regularizar o problema nos cartórios eleitorais e conseguir votar em outubro", explicou a coordenadora.
Para o último dia do cadastramento, os 11 postos do Recife vão funcionar de 8h às 18h. É preciso que os eleitores levem um documento oficial - como habilitação, RG ou carteira de trabalho - e um outro que comprove o vínculo com a cidade - extrato bancário, notas fiscais, contas de água, luz, telefone, cartão de crédito.
Nas outras 12 cidades do Estado, o cadastramento já foi concluído. São elas: Camutanga, Ferreiros, Sirinhaém, na Zona da Mata; Cachoeirinha, Canhotinho, Jurema, São Joaquim do Monte, São Caetano e Tacaimbó, no Agreste; e Carnaíba, Moreilândia, Tabira, no Sertão.
Os eleitores que não residem no município onde estão inscritos como eleitor deverão solicitar a transferência do seu título, comparecendo ao cartório eleitoral da sua cidade, bem como aqueles que residem no exterior. Mesmo os maiores de 70 anos, menores de 18 e analfabetos - isentos da obrigatoriedade do voto - devem passar pela revisão se quiserem exercer seu direito de voto nesta eleição.
Fonte: JC Online