Sete dos 27 governadores brasileiros renunciaram ao cargo para entrar na disputa eleitoral em outubro. Além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que deixou na última sexta-feira (4) o Palácio do Campos das Princesas para concorrer à Presidência da República, os representantes do executivo estadual do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB); do Amazonas, Omar Aziz (PSD); de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB); e do Piauí, Wilson Martins (PSB), se desligaram do posto para concorrer a uma vaga no Senado. O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), também apresentou a carta de renúncia na semana passada. Ele deixou a gestão para abrir vaga e beneficiar o filho, que deve disputar as eleições este ano.
Obedecendo às regras do Tribunal Superior Eleitoral, secretários, ministros, juízes e membros de tribunais de contas e dirigentes de órgãos públicos tinham até esse sábado (5) para se desincompatibilizar.
Apesar das expectativas de renúncia, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), se mantiveram nos cargos. Havia a especulação de que os dois iriam deixar a gestão para disputar uma vaga no Senado, mas, no apagar das luzes, eles anunciaram que ficariam.
Quatro governadores descartaram a renúncia e permanecem nos cargos até dezembro: Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Silval Barbosa (Mato Grosso).
Sérgio Cabral - Rio de Janeiro
Deve disputar vaga no Senado
Luiz Fernando Pezão - É novo Governador PMDB
Eduardo Campos - Pernambuco
Disputar eleição presidencial
João Lyra - É novo Governador PSB
Omar Aziz - Amazonas
Concorrer a vaga no Senado
Eron Bezerra - É novo Governador PC do B
Wilson Martins - Piauí
Disputar vaga no Senado
José Filho - É novo Governador PSDB
Siqueira Campos - Tocantins
Para permitir ao filho sair candidato
Eduardo Siqueira Campos - É novo Governador PSDB
Antônio Anastasia - Minas Gerais
Vai ingressar na campanha de Aécio Neves
Alberto Pinto Coelho - É novo Governador PP
José de Anchieta Junior - Roraima
Tentar vaga no Senado
Chico Rodrigues - É novo Governador PSB
O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), deixou o cargo para tentar vaga no Senado Federal. Em seu lugar, assumiu o vice José Melo (PROS). Em Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB) saiu para atuar na coordenação do programa de governo do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB). O então vice de Anastasia, Alberto Pinto Coelho (PP), assumiu o Governo do Estado.
No Piauí, Wilson Martins (PSB) renunciou para tentar vaga no Senado. Em seu lugar, assumiu o vice-governador José Filho (PMDB).
O vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) assumiu o governo do Rio de Janeiro. Ele substitui Sérgio Cabral, que pretende concorrer a uma cadeira no Senado. De olho na vaga do Senado, o governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB) renunciou ao cargo. Em seu lugar, fica o então vice Chico Rodrigues (PSB).
Fonte: NE 10







